quinta-feira, 19 de março de 2015

E.E.MÁRIO DELIA - ATIVIDADE PARA OS ALUNOS 3a SÉRIE E.M.- 1o BIMESTRE/2015

ATIVIDADES DE ESTUDO I – CORRENTE ELÉTRICA, POTÊNCIA ELÉTRICA E ENERGIA ELÉTRICA CONSUMIDA.

1. Determine a intensidade de corrente elétrica que atravessa um condutor sabendo que por uma seção reta do mesmo passam 200 Coulomb em 40 segundos.

2. Determine a quantidade de cargas que passam pela seção transversal de um condutor em 12 segundos sabendo que a corrente elétrica tem intensidade 2,5 ampères.

3. Uma carga de 150 C passam através da seção transversal de um condutor, caracterizando uma corrente elétrica de intensidade 30 A. Determine o tempo que a carga levou para passar pela seção do condutor.

4. Por uma seção reta de um condutor passam 4 elétrons por segundo. Sabendo que a carga elementar é 1,6 x 10 19 C,  . determine:           a) a carga elétrica que atravessa essa seção em 15 segundos.
                                          b) A intensidade da corrente elétrica no intervalo de tempo do item anterior.

5. A intensidade de corrente elétrica em uma lâmpada comum de 60 watts é 0,50 A. Considere que essa lâmpada permaneça acesa durante meia hora (0,5 h). Nessas condições determine o módulo da quantidade de carga que atravessa o filamento da lâmpada nesse tempo.

6. Um fio metálico é percorrido por uma corrente elétrica contínua e constante. Uma seção transversal do fio é atravessada por uma carga de 16 C em 5 segundos. Qual a intensidade da corrente elétrica nesse fio?

7. Uma corrente elétrica de 10 A é mantida em um condutor metálico durante dois minutos. Pede-se a carga elétrica que atravessa uma seção do condutor.

8. Um condutor é percorrido por uma corrente elétrica de 4 A. O tempo necessário para que uma seção transversal desse condutor seja atravessada por uma carga elétrica de 12 C, em segundos será de:

9. Determine a intensidade da corrente elétrica que atravessa a seção reta de um condutor, por onde passam 1.800 C em 45 s.

10. Um chuveiro elétrico ligado à uma tensão (ddp) de 220 V, consome uma potência de 4.400 W. Determine a corrente que passa pelo chuveiro.

11. Um ventilador ligado à rede de 110V é atravessado por uma corrente de 0,5 A. Determine a potência elétrica consumida pelo ventilador.

12. Um motor elétrico é percorrido por uma corrente elétrica de 6 A, quando ligado a 220V. Determine a energia elétrica consumida pelo motor em 2h.

13. Um motor de potência 80 kw, aciona um veículo durante 3 h. Determine a energia consumida em Kwh.

14. (PUC-SP) Um setor de um estabelecimento comercial está protegido por um fusível que suporta uma intensidade máxima de corrente elétrica de 15 A. Pretende-se que funcione ao mesmo tempo, sob condições normais, os seguintes elementos: 11 lâmpadas de 220 V – 100 W cada e um condicionador de ar de 220 V – 4.400 W.  Sabendo-se que a tensão no ambiente é 220 V, é correto afirmar que o fusível deverá ser trocado por outro de quantos amperes?

15. Um aparelho elétrico para ser ligado no acendedor de cigarros de automóveis traz a seguinte instrução:
                Tensão de alimentação: 12 W.                        Potência consumida: 180 V.
    Essa instrução foi escrita por um fabricante com bons conhecimentos práticos, mas descuidado quanto ao significado e uso corretos das unidades do SI (Sistema Internacional), adotadas no Brasil.
    A) Reescreva a instrução, usando corretamente as unidades de medida do SI.
    B) Calcule a intensidade da corrente elétrica utilizada pelo aparelho.

16. (UPF-RS) Num chuveiro de 1.100 W ligado durante 10 min, em Passo Fundo (220V), os valores de intensidade da corrente e da resistência do chuveiro serão, respectivamente, em ampères e ohms, de:
a) 5 e 220       b) 5 e 44                               c) 25 e 220           d) 25 e 80             e)25 e 330

17. Antes de comprar um chuveiro elétrico para instalar em sua residência, um chefe de família levantou os seguintes dados:
  • Potência do chuveiro = 2.400W
  • Tempo médio de um banho = 10 min
  • Número de banhos por dia = 4
  • Preço do kWh = R$ 0,37

Com esses dados, chega-se à conclusão de que o custo mensal de energia elétrica para utilização do chuveiro será: